Projeto de criação do INEIM disponível na page da UFBa

Finalmente a  UFBa está dando prosseguimento  ao processo de transformação do NEIM em uma Unidade de Ensino com a criação do Instituto  de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, apresentado a Reitoria em outubro de 2007. Como parte desse processo, a administração da UFBA esta disponibilizando através da sua home-page(www.ufba.br) o documento básico e seus anexos para consulta pública, conforme determinação do novo Estatuto.
Esta proposta de criação do Instituto de Estudos Interdisciplinares sobre as Mulheres, Gênero e Feminismo – INEIM, está lastreada em quase três décadas de intensa atuação do NEIM na área de ensino, pesquisa e extensão, como um grupo interdisciplinar com intensa articulação com diversos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, participando numa multiplicidade de ações e programas direcionados a transformação da condição feminina e nas relações de gênero patriarcais dominantes  em nossa sociedade.
Na luta incansável pela institucionalidade dos estudos feministas, o NEIM pioneiramente criou em 2005 o primeiro programa de mestrado e doutorado nessa área no Brasil, o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo – PPGNEIM. Em 2008, mais um passo significativo foi dado com a criação do Curso de Bacharelado em Gênero e Diversidade e de uma área de concentração de “Estudos de Gênero” nos curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. Nessa trajetória, além cursos de especialização Lato Sensu, a equipe do NEIM tem oferecido disciplinas para diversos cursos de Graduação e Pós-graduação da UFBA e promovido, através da extensão, cursos de formação e qualificação para gestores/as, professores/as da rede pública, movimentos sociais, entre outros.
A transformação do NEIM em um Instituto com as prerrogativas de uma unidade de ensino é a consolidação de uma área do conhecimento acadêmico e seu reconhecimento na estrutura universitária. Além de ser mais uma estratégia para que as Universidades Federais possam fortalecer as suas atividades, com qualidade e excelência, no cumprimento do compromisso do Ministério da Educação em promover uma educação inclusiva, não sexista, não racista, não lesbofóbica e não homofóbica, principalmente no que diz respeito à formação inicial dos (as) bacharéis, licenciados e tecnólogos formados pelo Sistema Público de Ensino Superior.
Ressaltamos que é facultado a sociedade civil, a exemplo da acadêmica, realizar comentários, criticas e apoio a esta iniciativa. Gostaríamos de contar com a sua manifestação, para tanto a sua mensagem com comentários, criticas, sugestões e ou apoio deve ser encaminhada para os seguintes endereços eletrônicos:gabinete@ufba.bresoc@ufba.brcom cópia para neim@ufba.br.