EDITAL SELEÇÃO DE CANDIDATOS(AS) PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL PPGNEIM 002/2013
SELEÇÃO DE CANDIDATOS(AS) PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO NO
ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO
(PNPD/CAPES)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM/UFBA) informa que se encontram abertas as inscrições para seleção de um(a) bolsista-pesquisador(a) em nível de pós-doutorado, no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutoramento da Capes (PNPD), regido pela Portaria nº 86, de 03 de julho de 2013.

1. DO(A) CANDIDATO(A) BOLSISTA EXIGE-SE:
1.1. Possuir o título de doutor(a) obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;
1.2. Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro(a), currículo com histórico de publicação de trabalhos científicos;
1.3. Não ser aposentado(a) ou estar em situação equiparada;

2. INSCRIÇÕES
2.1. O período de inscrições vai de 21 a 27 de novembro de 2013. As inscrições devem ser feitasapenas por e-mail, encaminhando documentação exigida (em formato PDF) para o endereçoppgneim@ufba.br com o assunto da mensagem “PNPD2013”. No corpo da mensagem, deverão constar os seguintes dados: Nome, data do nascimento, naturalidade, nacionalidade, número do CPF e da cédula identidade (para os(as) candidatos(as) brasileiros(as)), número do passaporte (para candidatos(as) estrangeiros(as)), endereço para correspondência
2.2. O PPGNEIM-UFBA não se responsabiliza por eventuais falhas de rede na transmissão das inscrições.

3. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
Para efetivar a inscrição, o(a) candidato(a) deve encaminhar ao PPNEIM-UFBA mensagem eletrônica anexando arquivos (não ultrapassando 2 Megabites cada), em formato PDF, contendo:
a) Cópia do diploma de doutorado na área de Ciências Humanas ou afins;
b) Cópia do Histórico do Curso de Doutorado.
c) Currículo Lattes atualizado para candidatos(as) brasileiros(as) ou Currículum Vitae, para candidatos(as) estrangeiros(as);
d) Cópia da cédula de identidade e, se estrangeiro(a), do passaporte (das folhas com dados pessoais, assinatura e selos de entrada e saída);
e) Plano de Atividades a ser desenvolvido de acordo com a área de concentração do PPGNEIM – com aderência a uma das linhas de pesquisa do Programa (Gênero, Alteridades e Desigualdades; Gênero, Arte e Cultura; Gênero, Ciência e Educação; Gênero, Poder e Políticas Públicas). O Plano deve conter atividades de pesquisa, ensino e integração entre graduação e pós-graduação. Para mais informações sobre as linhas de pesquisa, consultar o endereço eletrônico: http://www.ppgneim.ffch.ufba.br
ATENÇÃO: O(A) candidato(a) que for selecionado(a) para a bolsa deverá entregar, na secretaria do PPGNEIM ou enviar por sedex, entre os dias 2 e 3 de dezembro de 2013, nos horários de 8 às 13 horas, comprovantes das informações lançadas no Currículo e cópias autenticadas dos documentos pessoais, diploma e histórico.

4. DAS VAGAS
A Capes disponibilizou 1 (uma) vaga para a Seleção 2013, no âmbito das regras da Portaria nº 86/2013. O(A) selecionado(a) fará jus à bolsa em nível de pós-doutorado no valor atual de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais).

5. DURAÇÃO DAS BOLSAS
O período de duração da bolsa será de 12 (doze) meses, podendo ser renovada anualmente até atingir o limite máximo de 60 (sessenta) meses.

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Coordenação e o Colegiado do PPGNEIM-UFBA analisarão e pontuarão as candidaturas habilitadas, em itens específicos, de zero a dez pontos, considerando: trajetória acadêmico-científica do pleiteante (PESO 3), produção intelectual acumulada nos últimos cinco anos (PESO 3), aderência do Plano de Atividades à área de concentração do Programa (PESO 2), e consonância da investigação proposta às linhas de pesquisa do PPGNEIM (PESO 2). Os(As) candidatos(as) serão classificados(as) pela média final, respeitados os pesos diferenciados de cada item.

7. DO RESULTADO FINAL
O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 29 de novembro de 2013, no mural do PPGNEIM e no endereço eletrônico: http://www.ppgneim.ffch.ufba.br

8. DA IMPLEMENTAÇÃO DA BOLSA
A bolsa tem previsão de implementação imediata, seguindo trâmites e ficando condicionada à disponibilização de recursos da Capes.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1. É vedada a inscrição condicional e/ou extemporânea.
9.2. A Coordenação e o Colegiado do PPGNEIM são soberanos quanto à avaliação das candidaturas e à atribuição das respectivas notas aos(às) candidatos(as). Os resultados finais serão homologados pelo Colegiado do PPGNEIM.
9.3. A inscrição do(a) candidato(a) implicará o conhecimento e a aceitação das normas estabelecidas nesta Chamada Pública e na Portaria nº 86/CAPES, de 03/07/2013, das quais não poderá alegar desconhecimento. Para maiores informações sobre o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) e sobre a portaria 086/2013 e regulamento consultar os links:

10. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
21 de novembro de 2013 - Publicação do edital
De 21 a 28 de novembro de 2013 - Inscrições: envio de documentos para o e-mail: ppgneim@ufba.br
De 28 e 29 de novembro de 2013 - Avaliação das candidaturas pela Coordenação e pelo Colegiado do PPGNEIM-UFBA.
29 de novembro de 2013 - Divulgação do resultado final.
2 e 3 de dezembro de 2013 - Entrega dos comprovantes do currículo e cópias autenticadas dos documentos pessoais, diploma e histórico.

Salvador, 21 de novembro de 2013.
Iole Macedo Vanin
Coordenadora do PPGNEIM-UFBA