Confira a programação do 20º Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste de Pesquisa sobre Mulheres e Relações de Gênero

Texto:

Entre os dias 04 e 07 de dezembro, a Universidade Federal da Bahia sedia o 20° Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre  Mulher e Relações Gênero, da Redor e, o 19º Simpósio do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA). O evento traz como tema central “Feminismos, ativismos e produção de conhecimento” e tem mais de 1.900 pessoas inscritas do Brasil e da América Latina.

Para a coordenadora do encontro, professora Márcia Tavares (IPS), será um espaço para “refletir sobre o papel desempenhado pelos feminismos e ativismos como impulsores de profundas mudanças na vida social e sua influência na produção de conhecimento se revela um tema oportuno e inadiável, em virtude de movimentos que contestam as pesquisas a partir das diversas perspectivas feministas e dos estudos de gênero, bem como se opõem à transversalidade de gênero na esfera das políticas públicas”.

A programação está dividida em mesas de debates, que trarão temas como educação, sexualidade, corpo, política e territórios, grupos de trabalho e apresentações artísticas, além de uma festa de encerramento no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, na sexta-feira (07/12), com show da Banda Didá.

Entre as palestrantes, destacamos a presença de importantes nomes internacionais, como a professora Paola Bacchetta, da Universidade de Berkeley (EUA), a escritora boliviana Julieta Paredes, a advogada sul-africana Sibonglie Nadashe, a parlamentar do Malawi Jessi Kabwila, a professora guineense visitante do CEAO/UFBA, Patricia Gomes, e o professor da Universidade Paris 7 Tamy Ayoch.

De convidadas nacionais, estarão presentes a organizadora do festiva Latinidades, Jaqueline Fernandes, a antropóloga indígena Elisa Pankararu, o performer trans Miro Spinelli, a deputada estadual eleita Olivia Santana, a liderança quilombola Mara da Ponte, a advogada Laina Crisóstomo e a educadora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Lourdes Vicente. Participarão ainda das mesas as professoras Flavia Biroli (UnB), Nadir Nóbrega (UFAL), Gloria Rabay (UFPB), Simone Brandão (UFRB), Luma Andrade (Unilab), Edilza Sotero (UFBA), Ana Urpia (UFRB) e Osvaldo Fernandez (Uneb).

A coordenadora do NEIM/UFBA e também organizadora do encontro, professora Maíra Kubík (FFCH), ressalta que o evento marca a celebração dos 35 anos do NEIM. “A UFBA é pioneira no campo dos estudos de gênero, tendo, ao longo dos anos, se consolidado como uma referência, com um programa de pós-graduação e uma graduação na área”.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO: https://www.redor2018.sinteseeventos.com.br/programacao